Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Livro Meditações. Por Marco Aurélio


Eu terminei de ler o quinto livro de 2022, trata-se de Meditações (anotações pessoais de Marcus Aurelius Antoninus), a obra foi escrita por Marco Aurélio, ele foi imperador romano de 161 a 180. O estadista morreu de uma moléstia, em 9 de abril de 180, durante uma expedição militar contra os povos bárbaros.

O Autor era seguidor da filosofia de Zenão e deixou inúmeras lições para pessoas interessadas em crescer no estoicismo. Muitos dos ensinamentos são semelhantes as ideias cristãs. E podem ser usados em qualquer área de sua vida.

"(...) também aprendi a ler com precisão, a não aceitar tudo superficialmente, nem me apressar em dar assentimento." Esta e inúmeras outras exposições são encontradas no livro. Ele busca esclarecer para o leitor a naturalidade que é a morte e quão vã são as futilidades que muitas pessoas procuram alcançar na vida. 

O que é o tempo de uma vida humana em relação a eternidade, tanto faz passar 1 ano ou 50 num posto, morrer famoso ou desconhecido. Os seus pares logo morrerão, então qual é o sentido de uma fama póstuma?  Ele orienta a busca por uma vida harmônica e sábia. É um livro interessante, vale a pena ler.

O livro pode ser adquirido por meio do sítio:  https://amzn.to/3h24K6h

Nenhum comentário:

Postar um comentário