Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O Mínimo que Você Precisa Saber Para não ser um Idiota. Por Olavo de Carvalho

 

Eu terminei de ler o 6º livro de 2022, trata-se de O Mínimo que Você Precisa Saber Para não ser um Idiota. Por Olavo de Carvalho. O calhamaço é uma coletânea de artigos, publicados de 1997 a 2013, do filósofo brasileiro, os quais foram organizados por Felipe Moura Brasil, que é um escritor, jornalista, fluminense e um profundo admirador de Olavo de Carvalho.

Na obra, o autor trata dos mais diversos temas: educação, política, filosofia, aborto, religião, movimentos globalistas e tutti quanti. Olavo de Carvalho orienta estudantes a conhecer os trabalhos de grandes escritores, poetas e filósofos. Segue nos próximos dois parágrafos, de forma transcrita, sugestões de Olavo Carvalho para estudo.

Os filósofos que mais estudei para encontrar as respostas foram Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás, S. Boaventura, Duns Scot, Leibniz, Schelling, Husserl, Scheler, Lavelle, Croce, Ortega, Zubiri, Marías, Voegelin, Lonergan, o nosso Mário Ferreira dos Santos e o Albert Camus de L’Homme Révolté. Os grandes historiadores da filosofia, como Gomperz, Ueberweg e Zeller, devem ser lidos com devoção. Outros autores da área de ciências humanas que muito me ajudaram foram Ibn Khaldun, Vico, Ranke, Taine, Huizinga, Weber, Böhm-Bawerk, von Mises, Sorokin, Victor Frankl, Paul Diel, Eugen Rosenstock-Huessy, Franz Rosenzweig, Lipot Szondi, Maurice Pradines, Alois Dempf, Max Dvorak, Rudolf Arnheim, Erwin Panofsky, A.-D. Sertillanges, Mortimer J. Adler, Oliveira Martins, Gilberto Frey re e Otto Maria Carpeaux.

Apesar de inumeráveis erros de informação, a Life of Napoleon de Walter Scott também foi de muito proveito pela acuidade da sua psicologia histórica. O maior historiador vivo hoje em dia é Modris Eksteins (sabe o que significa “tem de ler”?). Dos poetas e ficcionistas, aqueles que produziram verdadeiras descrições científicas da condição humana, muito úteis nos meus estudos, foram Sófocles, Dante, Shakespeare, Camões, Cervantes, Goethe, Dostoiévski, Alessandro Manzoni, Pío Baroja, T. S. Eliot, W. B. Yeats, Antonio Machado, Thomas Mann, Jacob Wassermann, Robert Musil, Hermann Broch, Heimito von Doderer, Julien Green, Georges Bernanos e François Mauriac. A Bíblia tem de ser relida o tempo todo (não leia o Evangelho em busca de “religião”: leia como narrativa de alguma coisa que realmente aconteceu; atenção especial para Mateus 11:1-6, onde o próprio Jesus ensina o critério para você tirar as dúvidas a respeito d’Ele; penso nisso o tempo todo). O Corão, os Vedas, o Tao-Te-King e o I-Ching, assim como os escritos de Confúcio, Shânkara e Ibn ‘Arabi, merecem consultas periódicas.

O livro pode ser adquirido por meio do sítio: https://amzn.to/3BYICn0

Nenhum comentário:

Postar um comentário