Páginas

sábado, 5 de março de 2022

História da Cidade do Natal (Câmara Cascudo)

 


Eu terminei de ler o 7ª livro de 2022, trata-se da História da Cidade do Natal, por Luís da Câmara Cascudo, um dos mais celebres eruditos nascido nas terras potiguares. Ele é autor de mais de 150 livros e este foi o primeiro que eu li e faz parte dos meus planos ler outros deste grande autor potiguar.

A obra é leitura obrigatória para os natalenses e quiçá para todos potiguares, ele conta como nasceu a nossa cidade: "a 25 de dezembro do mesmo ano, 1599, Jerônimo de Albuquerque, saindo da fortaleza, na distância de meia légua, num terreno elevado e firme, que já se denominava Povoação dos Reis, demarcou o sítio da cidade que recebeu o nome de Natal, em honra desse glorioso dia, que assinala no mundo da cristandade o nascimento do divino Redentor" (transcrição de um texto de Vicente de Lemos citada na obra).

A terra potiguar foi arisca ao português, o nosso índio foi recrutado pelo francês (que visitava nossas terras em busca do pau-brasil, os franceses trocavam objetos pela madeira que era extraída pelos povos indígenas) e criou-se uma cultura belicosa contínua entre os colonizadores e os nativos. O resultado da guerra foi desastroso para os nossos índios, que praticamente sumiram, vítimas das guerras ou por meio da miscigenação.

No livro, você encontrará os primeiros bairros de Natal, as primeiras igrejas, as primeiras escolas, os primeiros grandes nomes dos moradores natalenses, as primeiras pandemias, os primeiros hospitais, os grupos teatrais e muitas outras curiosidades sobre a Capital do Sol, na minha opinião, a obra é de grande relevância e estimulou-me a buscar novos livros, de outros autores, sobre a história de minha cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário